Páginas

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

João e o Pé de Feijão

Imagem retirada do Google.

Era uma vez um menino chamado João , que vivia com sua mãe, uma pobre viúva, numa cabana bem longe da cidade. Um dia, a mãe de João disse: - Joãozinho, acabou a comida e o dinheiro. Vá até a cidade e venda a nossa vaquinha, o único bem que nos resta. João foi para a cidade e, no caminho, encontrou um homem que o convenceu a trocar a vaquinha por sementes de feijão. O homem disse: - Com estas sementes de feijão jamais passarão fome. - João acreditou e trouxe as sementes para casa. Quando a mãe de João viu as sementes, ficou furiosa. Jogou tudo pela janela. Na manhã seguinte, João levantou com muita fome e foi até o quintal. Ficou espantado quando viu uma enorme árvore que ia até o céu. Nem chamou sua mãe. 
Decidiu subir pelo pé de feijão até chegar a copa. João ficou maravilhado ao encontrar um castelo nas nuvens e quis vê-lo de perto. De repente, uma mulher enorme surgiu de dentro do castelo e o agarrou: - O que faz aqui, menino? Será meu escravo. Mas o Gigante não pode saber, por isso, vou escondê-lo. Se ele ver você, com certeza vai comê-lo. O Gigante chegou fazendo muito barulho. A mulher havia escondido João num armário. O Gigante rugiu: - Sinto cheiro de criança! E farejou em todos os cantos à procura de uma criança que estivesse escondida ali. A mulher adiantou-se e respondeu para o gigante: - Este cheiro é da comida que irei servi-lo. Sente-se à mesa, meu senhor. O Gigante comeu o saboroso alimento. Depois, ordenou à sua uma galinha prisioneira que pusesse um ovo de ouro, e a uma harpa que tocasse uma bela melodia. 
Então, o Gigante adormeceu em poucos minutos. Vendo que a mulher havia se esquecido dele, João saiu do armário e, rapidamente, libertou a galinha e também a harpa. Mas a galinha cacarejou e a harpa fez um som estridente. Por isso, o Gigante despertou. 
Com a galinha debaixo do braço e a harpa na outra mão, João correu e o Gigante foi atrás dele. João chegou primeiro ao tronco do pé de feijão e deslizou pelos ramos. 
Quando estava chegando ao chão, gritou para sua mãe, que o esperava: - Mamãe, vá buscar um machado, tem um Gigante atrás de mim! Com o machado, João cortou o tronco, que caiu com um estrondo. Foi o fim do Gigante. E todas as manhãs, a galinha põe ovos de ouro e a harpa toca para João e sua mãe que viveram felizes para sempre e nunca mais sentiram fome.  

Fonte: Texto de Roberto Belli. Histórias Encantadas/ Editora BrasilLeitura. 
http://textosmaravilha.blogspot.com.br/2012/03/joao-e-o-pe-de-feijao.html

3 comentários:

  1. Gosto bastante destas histórias, uma pena não serem contadas para as crianças.


    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Arione
    Amei as historia muito boa.Que este Natal e Ano Novo sejam mais do que confraternizações porque todos os momentos, em especial este novo ano, deverão ser iluminados, abençoados e que os 365 dias, sejam vividos na sua totalidade. Já que Natal significa: renascer. Paz, conquista, compreensão, reflexão, prosperidade. Feliz Natal e Ano Novo!

    Ana

    ResponderExcluir
  3. Olá Arione,

    Historinha com cheiro de infância.
    Linda postagem.

    Beijo.

    ResponderExcluir